Usina de Leite beneficiará 300 famílias de produtores rurais no Sul da Bahia

Produção e beneficiamento de leite regional
Arquivo

Mais de 300 famílias de produtores rurais de oito municípios baianos vão ser diretamente beneficiadas com a inauguração de uma Usina de Beneficiamento de Leite no município de Coaraci, no Sul do estado. O empreendimento, orçado em R$1,2 milhão, é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e será inaugurado no próximo sábado (11), com a presença do governador Jaques Wagner.

Os equipamentos e as obras de engenharia vão garantir o processamento de dez mil litros diários de leite na fase inicial de produção. No total, oito tanques de resfriamento estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores, permitindo o armazenamento do produto.

A usina, construída em um terreno de 13 mil metros quadrados, às margens da rodovia BA 262, no KM 02, é resultado de um convênio assinado entre o governo, através da Sedir/CAR, e a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi).

Com a chegada da fábrica de laticínios foram iniciadas ações, no âmbito do programa estadual Vida Melhor, que visam a melhoria da cadeia produtiva do leite na região. De acordo com coordenador do Vida Melhor/CAR , Marcos Rocha, as atividades foram iniciadas a partir de diagnósticos desses produtores, em torno da usina de beneficiamento de leite. “Esses diagnósticos vão nos nortear para que possamos melhorar a estrutura das propriedades e a qualidade de vida das famílias”.

Ainda segundo Rocha, com a inauguração da usina, o produtores agregarão valor ao produto e terão, consequentemente, um aumento na renda. “Os produtores devem levar o leite produzido para conservação nos tanques e, posteriormente, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo C “barriga-mole”, queijo mozarela, prato e minas frescal e doce de leite”.

Para os representantes da Coopragi, a usina vai garantir aos produtores uma melhor comercialização do leite. “Agora, os trabalhadores terão as vendas garantidas e por um preço justo. A ideia é que a produção seja absorvida pelo mercado local, pelo Governo do Estado e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do governo federal, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para fornecimento na alimentação escolar”.

A unidade vai beneficiar os municípios de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus.

Para a produtora e moradora de Coaraci, Flávia dos Santos, as ações do Vida Melhor serão de grande importância para os produtores de leite da região. “Vamos ter assistência técnica, melhoria das nossas estruturas e capacitações  e, com isso, vamos melhorar a qualidade do nosso produto”.